ESQUINA CHARTIER

Localização: 

Rua Dr.Eduardo Chartier, 190

Porto Alegre l Rio Grande do Sul l Brasil

Área: 2.272,96m²

Ano de Conclusão: 2020

Execução/Incorporação: MKS Empreendimentos

Fotografia: Roberta Gewehr 

Localizado na capital Gaúcha, o terreno em forma de trapézio com 3 frentes, deu a este projeto um potencial fantástico, permitindo que o edifício se destacasse do seu entorno.
A esquina, área onde o terreno se estreita, fica próxima de uma praça e uma igreja. A integração com estes elementos foi uma premissa, por isso o acesso se faz justamente por ali, através de um pórtico de madeira e estrutura metálica, mesma estrutura que sustenta os brises da fachada.
O corpo do prédio se eleva em um volume suspenso por pilotis gerando permeabilidade visual entre as ruas. Organizados de maneira a aproveitar a forma exótica do terreno, os três apartamentos por andar foram distribuídos de maneira que todos fossem considerados “de frente”, sendo o da esquina o mais generoso em área e visuais. Seu posicionamento no lote ainda respeita a grande nogueira existente, que agora tem relação direta com os apartamentos de andares mais baixos. No volume do prédio, cada apartamento é uma caixa branca, e todas elas são articuladas pelo volume da circulação vertical, totalmente em concreto aparente ripado. As aberturas foram inseridas nestas caixas brancas como se fossem um quadro preto, gerando unidade às distintas formas. Já na fachada oeste, as vigas metálicas foram ancoradas na estrutura de concreto existente, para vencer a grande distância entre as sacadas dos apartamentos e servirem de trilho para os brises de proteção solar. São 36 painés formados por um quadro de metalon onde foram fixadas cantoneiras de alumínio idealmente espaçadas para que fizessem o filtro solar necessário. Uma fachada impactante e com movimento que atrai olhares de quem passa pelo local.
A circulação vertical foi pensada para ser o mais enxuta possível, otimizando a metragem das circulações condominiais. Os apartamentos têm planta racionalizada: foram pensados espaços limpos e retangulares. Os quartos possuem uma boa área de armários e todas as plantas são flexíveis, permitindo mudanças ao longo do uso.  As tipologias variam de 01 dormitório (65m²) até 4 dormitórios(143m²).
No Esquina Chartier, além do controle solar feito através dos brises deslizantes, ainda temos cobertura verde acessível aos moradores e reaproveitamento da água da chuva para irrigação do jardim.

 
 

DIAGRAMAS

 
 

PLANTAS l CORTE l DETALHE

 
 

©2020 por Oficina Conceito Arquitetura.