SODRÉ 272

Localização: 

Rua Azevedo Sodré, 272

Porto Alegre l Rio Grande do Sul l Brasil

Área: 977,10m²

Ano de Conclusão: 2018

Execução: MSR Engenharia

Fotografia: Marcelo Donadussi

Localizado no Passo d’Areia, um bairro predominantemente residencial, o Sodré272 tem seu lote posicionado em um local bem peculiar da malha urbana: uma falsa esquina gerada a partir da canalização do Arroio Areia.
Tomamos partido desta esquina inusitada, observamos a orientação solar norte e fizemos diferente de todos os outros vizinhos: voltamos a edificação para esta passagem de pedestres através de grandes sacadas. Estas propiciam que os olhos dos moradores sejam a segurança da rua e também funcionam como uma eficiente proteção solar para os meses mais quentes do ano. Já para meses em que o sol tem seu ângulo de ação mais baixo, criamos grandes paineis deslizantes que filtram a luz e trazem a textura e o toque da madeira natural, neste caso a Grápia.
As fachadas leste e oeste possuem grandes caixas de concreto aparente que formam volumes independentes e abraçam o prédio até a fachada sul. Estas caixas trazem robustez ao edifício e tornam-se parte do mobiliário interno podendo ser utilizadas pelos moradores como grandes bancos e mobiliário embutido.
Finalizando a forma geral da edificação, adicionamos a circulação vertical toda em concreto aparente que se conecta por materialidade aos blocos de concreto das fachadas já mencionadas.
Pensamos em um projeto equilibrado entre a solidez dos volumes em concreto e a liberdade de amplas aberturas que permitem diferentes interações com a luz e o entorno.
É um edifício com a dimensão local, que valoriza o entorno e acompanha o morador ao longo da vida através de ambientes flexíveis. A planta livre possibilita leiautes que vão de lofts com espaços integrados a apartamentos de 1, 2 ou 3 dormitórios.
A cobertura possui área de churrasqueira, jardim com cobertura verde e bancos de madeira pensados para a integração dos moradores. Lá de cima, podemos perceber a escala do bairro e notar a fácil  interação entre o morador e a rua.
Desta maneira o Sodré272 se insere na paisagem urbana subvertendo a predominância do bairro que é de grandes torres e apresenta a possibilidade de se pensar as novas edificações com uma escala mais humana.

 
 

DIAGRAMAS

 
 

PLANTAS l CORTES

 
 

©2020 por Oficina Conceito Arquitetura.